SEO

Search Engine Optimization (SEO)

Avaliação do Usuário

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Search Engine Optimization (SEO) é um conjunto de técnicas e ações para facilitar que seu site esteja entre os primeiros resultados orgânicos de busca. Seus clientes usam a internet para encontrar empresas que ofereçam os serviços ou produtos que eles estão procurando. Investir em SEO ajuda sua empresa a ser encontrada por eles, para que você realize mais conversões.

O aumento de visibilidade nas buscas orgânicas, faz com que você esteja ao alcance de mais pessoas, gerando mais visitas, ou seja, aumentando o tráfego orgânico. Se, você estiver otimizado para os termos corretos, que esteja alinhado com o seu público-alvo, estas visitas podem gerar conversões. Esta sequência é fundamental para uma boa estratégia de SEO.

Diferenças entre resultados orgânicos e patrocinados:

É muito importante não confundir os resultados orgânicos com os resultados patrocinados. Como exemplificado na imagem abaixo, os resultados orgânicos são marcados com verde e os resultados patrocinados são marcados com vermelho.

Resultados Orgânicos

São sites que aparecem bem posicionados após um bom trabalho de SEO realizado. Não existem custos para acessos orgânicos, pois esses resultados são considerados altamente relevantes.

Resultados Patrocinados

São sites que pagam para que seus anúncios apareçam bem posicionados nas primeiras páginas de busca. Esses resultados exibem um selo amarelo, escrito “Anúncio”.

Um breve histórico do termo SEO

O termo Search Engine Optimization (SEO) foi usado pela primeira vez pela empresa Multimedia Marketing Group (MMG), de John Audette, onde o objetivo era realizar métodos que fizessem com que um website conseguisse um posicionamento nos resultados de busca melhor do que os concorrentes.

Ao longo dos anos, o SEO passou a ser muito mais alinhado ao usuário final juntamente aos robôs de pesquisa. Por isto, temos uma visão mais centrada em aspectos técnicos e de conteúdo.

Hoje, para aparecer junto aos resultados patrocinados, a empresa ou pessoa precisa anunciar através da plataforma Adwords do Google. Já para estar entre os primeiros resultados orgânicos é necessário um trabalho real baseado em diversas técnicas de SEO.

 

 

Como funciona o SEO?

Podemos dividir o SEO em duas frentes distintas: os fatores On-Page e os fatores Off-Page (ou link building). Pela tradução direta, os fatores On-Page caracterizam-se por técnicas que alteram ou melhoram aspectos internos do site. Já os Off-page caracterizam-se pelos aspectos externos, como links.

Entre os principais fatores On-Page, podemos listar:

• Títulos das páginas

• Meta tags, especialmente a Meta Description

• Heading tags

• Atributo alt em imagens

• Domínio

• URL do arquivo

• Conteúdo

Com relação aos fatores Off-Page (link building), podemos listar:

• Número de links externos

• Qualidade dos links externos

• Texto âncora dos links externos

Os fatores mencionados acima são apenas o "início" uma vez que o próprio Google afirma que existe centenas de fatores que são observados para classificar uma página ou site em seus resultados.

Qual a Vantagem do SEO?

A essência do trabalho de SEO é angariar novos visitantes e, com mais visitas, aumentam as suas chances de conversão (lead ou compra). Logo, com um bom trabalho de SEO, você pode aumentar as suas vendas, número de visualizações de página, número de leads, assinantes de feeds, ou seja qual for a sua métrica de conversão.

É importante frisar que SEO é um trabalho de médio/longo prazo que visa aumentar a quantidade de visitantes através de entendimento do seu website e confiança/autoridade percebida pelos mecanismos de busca. Uma vez feito o trabalho, quando o site aparecer bem nas pesquisas, será por credibilidade/entendimento.

Um projeto de SEO começa a demonstrar resultados a partir de 6 meses de projeto.

Consultoria de SEO

A Pullcom Digital é uma empresa que oferece o serviço de otimização de sites em Porto Alegre e no Brasil. Com este serviço, seus clientes conseguem aumentar as receitas e clientes oriundos de busca orgânica. Com profissionais experientes, garantimos a você uma ótima consultoria.

Concluindo ...

Faça o site de modo que o usuário ache o que quer, de maneira e leitura fácil, e com os conteúdos mais relevantes possíveis. Se o cliente acessa um site de computação, então supõe-se que ele queira ver artigos relacionados à computação. Não vai ser legal se encontrar links e conteúdo sobre culinária por exemplo. Algum tipo de prática é condenada pelos buscadores e com frequência resultam em punições.