Blog List

Entenda como um site pode aparecer nos resultados de busca do Google

Avaliação do Usuário

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

A área central da tela de resultados do Google mostra os resultados naturais, também conhecidos como resultados orgânicos, relacionados à palavra-chave digitada pelo usuário. O Google mostra 10 resultados naturais a cada busca efetuada (este número pode ser alterado nas opções de preferência de pesquisa).

No final da página, é possível continuar à procura de mais resultados, até atingir o número estimado de resultados para aquele termo. Vale lembrar que 75% dos usuários não passam da primeira página e essa tendência tende a se acentuar à medida que o Google aprimore seus algoritmos.

Quem aparece nos resultados

A cada conjunto de palavras-chave digitado no Google, ele pesquisa em seu índice as páginas de sites relacionadas ao termo informado. Por meio de um algoritmo que envolve aproximadamente 200 variáveis, disponibiliza-se em uma fração de segundos os resultados classificados por relevância. O algoritmo do Google é atualizado e evolui constantemente para oferecer resultados cada vez mais relevantes aos usuários. 

Quem não aparece nos resultados

O Google classifica e exibe nos resultados sites que foram rastreados pelo Googlebot, indexados e armazenados em seus servidores. O fato de um site não aparecer para determinada busca, não significa que ele não está indexado. Essas são algumas das causas para que sites não apareçam nos resultados:

O site foi criado há pouco tempo, e ainda não foi indexado pelo Google;

O site não possui nenhum link externo apontado para ele, e o Google não tem como descobrí-lo;

O site está indexado pelo Google, mas aparece mal classificado, por ter baixa relevância em relação aos termos digitados;

O site foi escrito em flash, java ou alguma linguagem que dificulte a indexação de seu conteúdo;

O site foi penalizado pelo Google, removido do índice ou aparece apenas em posições inferiores.

Para checar se um site está indexado, digite no campo de busca do Google:

"site:www.o-seu-site.com.br", substituindo "o seu site", pelo domínio a ser pesquisado. Assim, você verá as páginas que o Google armazenou em seu índice. Se a resposta for a mensagem: "Sua pesquisa - site:www.o-seu-site.com.br - não encontrou nenhum documento correspondente", significa que, de fato, ele não foi indexado pelo Google e não aparecerá para qualquer busca.

Para um site aparecer na busca de determinada palavra-chave, é importante que o Google tenha essa palavra no seu índice. Por exemplo, se quiser saber se um site está elegível para aparecer para a palavra "sapatos azuis", digite site:www.o-seu-site.com.br "sapatos azuis" na busca do Google e veja se algum resultado é encontrado.

Quais sites aparecem na primeira página?

Já sabemos quem aparece e quem não aparece nos resultados. Em uma pesquisa com 281.000 resultados, aproximadamente, para a palavra-chave informada, são 281.000 páginas na internet que competem para aparecer na primeira página do Google para tal busca.