Blog List

Como escolher o domínio certo que traduza a sua marca ao público

Avaliação do Usuário

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

A escolha do domínio do seu site, ou seja, a sua URL, é um dos momentos mais importantes e estratégicos de uma empresa que está entrando para a internet e tem planos de crescimento.

Pode parecer algo muito simples, mas uma escolha errada neste momento pode prejudicar seu posicionamento no Google, o volume de tráfego no seu site e, consequentemente, as suas vendas!

O primeiro passo é fazer um bom brainstorming, pensando em possibilidades de domínios que façam sentido para sua marca, sempre considerando quais deles já foram registrados por outras pessoas.

Depois de pensar muito, você deve ter ficado com várias possibilidades diferentes de registro, e se vê no seguinte dilema: então, como escolher o domínio perfeito para minha marca? O que eu devo considerar para decidir pela opção correta?

Se esse é o seu caso, pode ficar despreocupado. É exatamente isso o que vamos contar para você! Veja, na sequência, quais são os segredos para ter um ótimo domínio.

Seja breve e claro

O domínio deve ser um caminho rápido e simples de lembrar e, por isso, você precisa garantir que vai escolher algo curto e bem claro. Endereços longos demais geralmente caem no esquecimento do público e fazem com que os consumidores não cheguem até você.

Por mais que você tenha vontade de deixar claro com o que você trabalha, qual seu segmento de atuação e outras informações importantes para o seu negócio, é melhor não fazer isso no domínio, pois ele pode ficar longo demais. Uma boa alternativa, aqui, para traduzir essa mensagem, é usar um domínio específico. Mais adiante, você vai ler sobre o assunto.

Outra forma de ajudar o seu futuro cliente é fugir de palavras complicadas ou em outro idioma que são pouco usadas, já que elas dão muito mais margem a erros. 

Cuidado com a junção de palavras

Se você for usar duas palavras, pense em como elas vão ficar quando digitadas juntas. Por exemplo, se escolher o domínio www.floressantana.com.br é bem possível que o consumidor tenha uma confusão momentânea com a letra “s”.

Além disso, esse tipo de domínio também pode fazer com que você tenha sempre que deixar claro qual é o nome correto do seu site, o que pode se tornar bem cansativo com o tempo. Na dúvida, é melhor prestar atenção na junção das palavras antes de registrar o domínio.

Evite caracteres especiais

Traços, underlines, números, pontos e outros caracteres especiais não precisam aparecer no seu domínio. Esses elementos podem confundir a cabeça do usuário, e a maioria dos sites, sobretudo de empresas, não costuma utilizá-los.

Palavras que tem Ç também devem ser evitadas, já que o sistema de domínios não suporta o caractere, que será identificado apenas como C.

Não dê margem a erros

Sabe aquelas palavras cuja grafia todo mundo se confunde de vez em quando, do tipo concerto e conserto, ou viagem e viajem? É melhor pensar duas vezes antes de usá-las, porque elas podem confundir as pessoas e dificultar o acesso ao seu site.

Cuidado, também, com outras variações, como masculino e feminino e singular e plural. Mesmo uma única letra errada pode levar o cliente para um site que não é seu. E, em um cenário pior, pode ser até o do seu concorrente!

Foco na extensão!

Um problema que muitas marcas enfrentam é o fato de que, como já existem milhares de domínio registrados, pode ser uma verdadeira epopeia encontrar a URL desejada disponível.

Contudo, uma alternativa bastante interessante para driblar essa dificuldade são as novas extensões de domínios, que fogem dos tradicionais .com e .com.br. Além disso, elas são perfeitas para traduzir o espírito de uma empresa sem que seja preciso utilizar muitas palavras no endereço.